Dicas para enfrentar a estrada no calor
13/02/2023
Olá, meninas! Vocês também estão sofrendo com o calor por aí? Nos últimos dias, o Brasil experimentou ondas de calor intensas e bateu recordes de temperatura, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Diversas regiões apresentaram temperaturas altíssimas que raramente são atingidas nesses locais.
Como exemplo, no sul do país, especialmente, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os termômetros ultrapassaram os 40ºC, deixando sensações térmicas ainda mais elevadas. Em média, o verão nos municípios da região registra máxima de 27 graus. Essas mudanças drásticas impactam os profissionais que passam o dia dirigindo e não estão acostumados a temperaturas tão altas, sentindo os sinais em seu corpo.
Por que o excesso de calor é perigoso para quem dirige?
Bom, primeiramente, o calor afeta a temperatura corporal normal e para regular o organismo acaba aumentando a sua própria temperatura interna. Se o corpo não conseguir manter a temperatura em torno de 37º C (que é a ideal), pode provocar desânimo, tontura, cansaço, cãibras, dores de cabeça, desidratação e até alterações no funcionamento cardíaco.
Para evitar grandes problemas, alguns cuidados para enfrentar a estrada no calor precisam ser tomados e no caso dos caminhoneiros e caminhoneiras, que estão mais expostos a diversas variações de temperaturas ao longo do dia, esses cuidados precisam ser redobrados.
Pensando em melhorar o dia a dia de quem trabalha com caminhão, a Buonny, importante empresa gerenciadora de riscos na área de transporte e logística, listou algumas dicas simples que podem ajudar os profissionais a enfrentar mais essa dificuldade na estrada:
• Hidratação: essa talvez seja a dica mais importante. Beba muita água durante todo o dia, principalmente, em viagens longas. Mantenha sempre uma garrafa de água por perto, pois não beber água causa desidratação e gera mal-estar, como tonturas, enjoos, queda de pressão, entre outros problemas.
• Proteção: filtro solar é imprescindível. Não deixe de passar, principalmente, nos braços e no rosto, que são muito expostos ao sol. Procure reaplicar o produto sempre que transpirar muito. Boné e óculos também são itens muito bem-vindos.
• Alimentação: dê um tempo depois para pegar a estrada logo após as refeições. Isso porque o calor pode dar ainda mais sono e, dessa forma, causar acidentes. Quando estiver muito calor, coma alimentos mais leves, como frutas, saladas e verduras.
• Ventilação: nem sempre dá para estacionar o caminhão na sombra. Então, quando não conseguir, espere um pouco para entrar nele. Antes, abra os vidros para o ar quente sair. Caso tenha ar-condicionado, ao parar ou estacionar, desligue o ar frio e espere um pouco para descer, isso evita o choque térmico. Se o veículo não tiver ar-condicionado, existem pequenos ventiladores no mercado. Também é possível deixar uma toalha úmida na cabine, pois ajuda a manter o ambiente mais ameno.
• Manutenção: sempre mantenha o veículo em perfeitas condições, pois o calor danifica ainda mais as peças. Manter o hábito de fazer manutenções preventivas, além de serem mais econômicas, evita maiores problemas nos períodos de calor.
Não tem como fugir das variações do clima, não é? E, até que essa onda de calor passe, seguir esses cuidados torna a viagem mais tranquila, mais segura e menos incômoda.
Gostaram das dicas? Comentem aqui embaixo o que vocês fazem para dirigir no calor.
1 Comentários
Daiane Moreira Coelho Vieira 06/03/2023 10:21
Como sou do Rio Rio Grande do Sul aqui tem feito muito calor ,estou me cuidando ao máximo tomando muita água, frutas e protetor direto agente que trabalha no caminhão com entrega tem que ter uma atenção redobrada serve para todos...