Saúde & Bem-Estar

Dezembro laranja

05/12/2022

Olá, meninas! Como estão as coisas no trecho? Dezembro já começou e com ele chegaram as altas temperaturas e o sol forte. Por isso, é preciso ter atenção aos cuidados com a pele, já que a exposição ao sol, principalmente em longos períodos, pode ser prejudicial. 

Alguns cuidados devem ser tomados, em especial, por pessoas com peles claras, albinas, com vitiligo ou em tratamento com imunossupressores. O câncer de pele é o mais comum no Brasil e responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano, há cerca de 185 mil novos casos no país. 

E por conta da alta incidência no Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou a campanha Dezembro Laranja, que reforça os cuidados preventivos com a pele e busca alcançar e conscientizar o público-alvo. 

Sabiam que o câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos? Isso porque a incidência do sol na pele tem efeitos cumulativos, ou seja, a falta de cuidados quando mais jovem pode mostrar os resultados a partir desta idade, surgindo por meio de uma pinta ou um sinal em tons acastanhados, que com o tempo altera de cor e tamanho, podendo até sangrar.

Este tipo de câncer é considerado raro em crianças e pessoas negras, exceto pessoas com essas características que tenham algum outro tipo de problema cutâneo. Mas, apesar deste índice, é importante lembrar que a média de idade das pessoas com a doença diminui a cada ano, por conta da exposição constante aos raios solares.

Os principais fatores de risco para o câncer de pele não melanoma, são:

•    Pessoas de pele clara, olhos claros, albinos ou sensíveis aos raios solares;
•    Pessoas com história pessoal ou familiar deste câncer;
•    Pessoas com doenças cutâneas prévias;
•    Pessoas que trabalham sob exposição direta ao sol;
•    Exposição prolongada e repetida ao sol;
•    Exposição às câmeras de bronzeamento artificial.

Importante: o sol é bom para a saúde, mas em excesso pode provocar envelhecimento precoce, lesões nos olhos e câncer de pele.

Como se prevenir?

Evite a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos, uma vez que o maior fator de risco para o surgimento do câncer de pele é a sensibilidade ao sol. Por isso, é necessário aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 15, no mínimo, e usar filtro solar próprio para os lábios.

Mesmo em outros períodos do dia, recomenda-se procurar lugares com sombra e usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas. 

Meninas, nem sempre é possível evitar a exposição, principalmente, em dias de trabalho. Por isso, o protetor solar precisa ser um companheiro, além dos óculos de sol e do boné, que ajudam muito os olhos. E, não se esqueçam: prevenção é sempre a melhor opção para a saúde, então cuidem-se e se notarem sinais sugestivos de tumor de pele do tipo melanoma, procurem um médico!

Até a próxima!

2 Comentários

Isabela Leopoldino 07/12/2022 08:47

Se cuidar é importantíssimo, na classe de caminhoneiro (as) não deixa de ser importante aliás o cuidado deve ser em dobro já que a exposição ao sol chega a ser inevitável as vezes mas como já se sabe tudo em excesso faz mal é muito sol também não dá Por isso é importante o uso de protetor solar sempre !

Daiane Moreira Coelho Vieira 05/12/2022 16:11

Chegou o mês tão esperado por alguns e odiados por outros aa temperaturas altíssimas temos que dar mais atenção a nosso pele usando protetores, bonés, óculos, e muita água para se hidratar...