Dez dicas para lidar com o estresse na estrada
28/12/2022
Olá, meninas! Tudo bem? Sabemos que a rotina dos caminhoneiros e das caminhoneiras não é a das mais fáceis e as situações que cercam o cotidiano destes profissionais aumentam as chances de estresse na estrada.
Então, respirem e não pirem, porque hoje vamos dar algumas dicas.
O estresse pode parecer algo comum, mas, permanecer neste estado constante contribui, e muito, para o surgimento de dores e até doenças físicas e emocionais que podem aumentar o risco de acidentes.
O estresse na estrada, provocado pelas condições extremas de trabalho, pode resultar em muito mais do que simples dores de cabeça aos motoristas. O ambiente e as circunstâncias do trabalho diário influenciam muito na saúde de uma pessoa, seja positiva ou negativamente. Cada um tem seu próprio nível de sensibilidade e tolerância e há muito tempo as questões emocionais passam despercebidas por transportadores de todo o Brasil.
Quando os problemas psicológicos começam a causar danos físicos é sinal de que a situação ficou mais grave e chegou a hora de procurar ajuda médica. De acordo com especialistas, a ansiedade e o estresse são as doenças que mais afetam os motoristas de caminhões e ônibus, trazendo problemas graves à saúde mental e ao bem-estar destes profissionais. Uma das maiores dificuldades é que muitos sinais não são perceptíveis fisicamente, aparecendo apenas em comportamentos.
A falta de concentração, nervosismo, agitação e cansaço mental são as principais consequências das doenças causadas pelo excesso de trabalho e pressão psicológica. São várias as causas que levam os motoristas a excederem sua jornada normal, como a urgência para entregar a carga e não ultrapassar o tempo de entrega garantido pela transportadora ou mesmo para não perder a carga, que muitas vezes já está à espera do caminhão.
Nesta rotina, muitas vezes os motoristas precisam dirigir por mais de 8 horas diárias, de forma recorrente, chegando a quase dobrar o turno, guiando por 10 ou até 12 horas. As consequências aparecem na utilização do uso de drogas, aumento de irritabilidades, má alimentação e ansiedade, além dos prejuízos físicos e dos transtornos psicológicos graves, como depressão, bipolaridade, insegurança, agressividade, entre outros.
Confiram estas dicas abaixo!
1. Para o bem de vocês, observem: prestem atenção em suas reações e sentimentos diante de certas situações, como no trânsito, por exemplo, e identifiquem se poderia ter sido diferente. Assim, vocês vão passar a se policiar mais e garantir um melhor controle emocional, que pode, inclusive, ser benéfico para o desempenho do trabalho.
2. O que pensam sobre vocês: observem como as pessoas definem vocês, como tratam e como vocês gostariam de ser tratados. Busquem transmitir o que realmente desejam. Esta é uma maneira de conhecer e melhorar autocontrole e autocrítica.
3. Aceitem a realidade: deem valor às coisas boas que estão ao redor, encarem e aceitem suas condições e realidade de vida, mas não se acomodem a ela, procurando sempre melhorá-la.
4. Pensem positivo: deem atenção às realizações ou ao que pretendem realizar. Evitem pensamentos negativos ou os que vão deixar o dia mais tenso e cheio de preocupações.
5. Mantenham-se perto da família: sempre que possível liguem ou levem a família para viajar com vocês, mesmo que seja para o trabalho.
6. Pratiquem atividade física: a rotina é corrida, nós sabemos. Mas é importante se exercitar de alguma forma. Escolham um tipo de exercício que dê prazer a vocês, mas que não faça mal à saúde física. Isso irá descontraí-las e deixá-las mais relaxadas.
7. Consultem um profissional: é importante vocês consultarem um psicólogo, mesmo que se sintam bem emocionalmente, porque muitas vezes algo pode ser melhorado com simples dicas de um especialista.
8. Fujam das discussões: bate-bocas são desnecessários e só estressam. Relevem e tentem não pensar nisso.
9. Transformem o mal em bem: aceitem as críticas e transforme-as em energia para melhorar o desempenho.
10. Vençam as dificuldades: encarem conscientemente os problemas do trabalho, lutem pelo que for possível mudar, mas não deixem isso ser algo desgastante que se sobrepõe ao lado positivo das conquistas.
Meninas, no mundo em que vivemos hoje, as preocupações e aborrecimentos são inevitáveis. Mas, ter conhecimento sobre como lidar com estas situações e ter dicas para o dia a dia já ajuda a cuidarmos ainda mais da nossa saúde física e emocional! Se cuidem, vocês são seus maiores bens.
Até a próxima!
1 Comentários
maria de lurdes 28/12/2022 11:30
adorei as dicas serve para tudo na vida