Comissão aprova projeto que prevê bilhete único nacional para sistemas de transporte público
29/01/2024
Olá, meninas! Tudo em ordem por aí? É sempre bom ter o conhecimento sobre o que está em votação na Câmara de Deputados, quando se trata do setor de transportes. Nesses últimos dias, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1830/22, pelo qual a União coordenará a implementação de um sistema nacional de bilhete único para todos os tipos de transporte público.
Isso significa que será criado um bilhete físico que poderá ser usado em todos os coletivos do Brasil. O relator do projeto, o deputado Augusto Puppio (MDB-AP), recomendou a aprovação: “Essa proposta proporcionará eficiência operacional, redução de custos e melhorias na integração do serviço, resguardando a eficácia e a organização do sistema”, avaliou.
O texto insere critérios e dispositivos na Lei de Mobilidade Urbana, buscando tornar o sistema unificado e mais eficiente. O novo sistema deverá ser eletrônico e pré-pago, permitindo o uso de cartão e aplicativo para celular. A tarifa continuará a ser definida por estados, Distrito Federal ou municípios.
Outros parlamentares também opinaram sobre o projeto em tramitação, como o deputado Kim Kataguiri (União-SP) autor do texto: “Atualmente, cada localidade tem o seu próprio sistema de pagamento. A pessoa que mora em um município e trabalha em outro é forçada, muitas vezes, a usar dois sistemas”, disse.
Meninas, depois de aprovado nessa comissão, o projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania, que podem solicitar mudanças. O objetivo da criação desse novo sistema é principalmente, proporcionar eficiência operacional e redução de custos. O que você acha dessa novidade? Participe com a gente.
0 Comentários