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Áreas de descanso para motoristas ganham novas vagas em São Paulo

24/10/2022

Oi, meninas! Tudo bem por aí? O assunto de hoje é: direitos dos caminhoneiros. Vocês conhecem bem a lei sobre o descanso nesta profissão? Sabemos que a realidade vivida nas estradas é difícil e, por isso, é muito importante a criação de programas que tragam melhorarias aos pontos de descanso e parada e a divulgação do cenário atual é informação de utilidade pública. 

Pensando na melhoria da infraestrutura das estradas estaduais, o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo estima ampliar, ainda em 2022, o número de vagas em áreas de descanso para motoristas nas rodovias paulistas, administradas e fiscalizadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo - ARTESP. A previsão é de que os espaços irão de 681 para 913, o que corresponde a um aumento de 34% e pode chegar a um investimento de R$ 24 milhões.

Com esta iniciativa e outras que estão previstas em novas concessões, é estimado que a quantidade de áreas de descanso triplique nos próximos anos. Além das sete áreas que já estão em operação, mais 13 locais (incluindo os programados para este ano) serão entregues para os profissionais das estradas. Esta informação é validada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP).

O presidente do Sindicato, Adriano Depentor, afirma que a melhoria da infraestrutura é fator determinante para uma mudança do patamar do transporte rodoviário: “A infraestrutura é um dos principais desafios para o setor de transporte rodoviário de cargas, sobretudo quando envolve segurança e conforto para que os profissionais, principalmente de áreas operacionais, possam realizar suas atividades. Portanto, quando alguma ação é realizada, como a ampliação da área de descanso, o segmento ganha em eficiência”. 

Porém, Adriano ressalta que a nova lei sancionada pelo Governo, em que os motoristas não serão mais multados se não encontrarem pontos de paradas oficiais, traz uma preocupação ainda mais forte com a segurança: “A fiscalização precisa acontecer para que sejam evitados acidentes e exaustão na jornada de trabalho. Em contrapartida, este aumento de vagas livres nas estradas precisa crescer cada vez mais para que tenhamos uma atividade de qualidade e com boas condições para seus profissionais”, destaca.

O Projeto de Lei 2161/22 prevê como cláusula obrigatória nos convênios e nos contratos de concessão das rodovias federais e estaduais a construção de pontos de parada e descanso para caminhoneiros e outros motoristas do transporte de cargas e passageiros. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

E aí, meninas, como está a infraestrutura encontrada nas estradas? Estão percebendo o aumento dos Pontos de Parada e Descanso, chamados de PPDs? 

Contem para nós e até a próxima!

Fonte: Revista Caminhoneiro

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