Nossa Missão

Agosto Lilás: a voz delas importa — e salva vidas

01/08/2025

Olá, meninas!

Agosto chegou e com ele um chamado urgente: é tempo de levantar a voz contra toda forma de violência que atinge as mulheres. No Movimento A Voz Delas, acreditamos que informação, acolhimento e coragem podem transformar realidades — e até salvar vidas.

O Agosto Lilás é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Mas não estamos falando apenas de agressão física. A violência também pode ser psicológica, moral, sexual, patrimonial — e muitas vezes ela acontece de forma silenciosa, disfarçada ou dentro de espaços que deveriam ser seguros, como o lar ou o trabalho.

👉 Você sabe reconhecer os sinais?

Ciúmes excessivos, controle sobre suas decisões, humilhações, manipulações, isolamento da família ou amigos, destruição de objetos pessoais, impedir o acesso ao próprio dinheiro... tudo isso é violência, e não pode ser normalizado.

Neste mês, vamos compartilhar conteúdos e orientações sobre como buscar ajuda, acolher e apoiar outras mulheres. Porque rede de apoio é isso: uma mulher ajudando a outra a se reconhecer, se fortalecer e seguir em frente.

E para quem atua nas estradas como motoristas de ônibus, caminhões, cristais e outras: o setor de transporte também pode — e deve — ser aliado nessa causa. Criar ambientes mais seguros e respeitosos para as trabalhadoras é uma responsabilidade coletiva.

🤝 E é nesse espírito que destacamos o Coletivo do Respeito como um canal essencial de denúncia e acolhimento para mulheres em situação de violência ou desrespeito no setor.

Se você presenciou ou viveu algo que precisa ser ouvido e encaminhado, saiba que pode contar com esse espaço seguro e sigiloso para ser ouvida com seriedade e empatia.

📢 A voz delas importa. E quando ecoa, muda o mundo.

Se você está passando por algo difícil, saiba: você não está sozinha.

Ligue 180 — o canal de denúncia é gratuito e funciona 24 horas por dia.

E agora, também pode contar com o Coletivo do Respeito para agir com você e receber um suporte de assistentes sociais, psicólogas, advogadas e uma rede de apoio.

Aqui no Movimento, seguimos lado a lado, ouvindo, apoiando e valorizando cada mulher que faz a diferença todos os dias.

Juntas, somos mais fortes.
 

3 Comentários

Zilvone Vital 02/08/2025 14:30

Moro na Europa e tb tenho um movimento aqui , Minha filha sofreu tentativa de feminicídio e na dor resolvi ajudar outras pessoas. E seria um prazer estarmos juntas .

equipe a voz delas 14/08/2025 15:03

Nossa, que coragem e força admirável! 💜💛 Transformar a dor em ação para apoiar outras pessoas é inspirador. Ficamos muito felizes com seu interesse em se conectar conosco. Vamos seguir juntas, fortalecendo a rede de acolhimento e proteção às mulheres em todo lugar!

REGIANE GONCALVES DA COSTA 01/08/2025 11:22

.

Gilsete dos Santos Barros Brito 01/08/2025 10:48

Muito obrigada pelo apoio as mulheres ❤️

equipe a voz delas 14/08/2025 15:02

Nós que agradecemos pelo carinho! 💜💛 O Agosto Lilás é uma oportunidade de reforçar a importância da proteção, acolhimento e empoderamento das mulheres. Seguimos juntas nessa caminhada!