Nossa Missão

19 de novembro - Dia do Empreendedorismo Feminino

18/11/2022

Olá meninas! Tudo bem com vocês? As mulheres estão cada vez mais cientes da sua importância na sociedade e, principalmente, em todas as áreas do mercado de trabalho. Um retrato disso é a quantidade de mulheres empreendedoras no Brasil. E para dar maior visibilidade à participação feminina neste cenário, em 19 de novembro é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino.

A autonomia econômica e o protagonismo feminino geram impactos positivos para as mulheres e também para o país. Segundo pesquisa publicada pelo Sebrae em 2019, com dados levantados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com 49 nações, mais de 24 milhões de brasileiras tocam negócios próprios, movendo a economia e gerando empregos. Hoje, o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras.

A data foi criada no ano de 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar a abertura de negócios por mulheres, motivando o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável, com atividades realizadas em mais de 150 países. Mesmo sendo o grupo mais afetado pela pandemia, as empreendedoras brasileiras driblaram a crise com inovação para salvar seus negócios.

A data é extremamente importante para a história de luta das mulheres no Brasil e pelo mundo. Para a ONU Mulheres, ao valorizar o empreendedorismo feminino, a sociedade contribui para a igualdade de gênero, reduzindo os fatores culturais e históricos e, consequentemente, tem-se também a redução da violência contra a mulher. 

Entende-se por empreendedorismo feminino o movimento que reúne negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres. De uma forma geral, ele pode ser entendido também como as iniciativas de liderança feminina, incluindo a atuação das mulheres em altos cargos dentro de empresas. Isso porque o perfil empreendedor não se restringe às pessoas que abrem seu próprio negócio, mas, sim, àquelas que têm uma postura focada na determinação, coragem e inovação.

A força de trabalho feminina vem apresentando crescimento ao longo dos anos, em especial no trabalho informal e empreendedorismo. E esse crescimento traz resultados significativos: estudos de transformação social mostram que investir e educar as mulheres e meninas de um país traz um retorno mais alto para o desenvolvimento local do que qualquer outra forma de investimento, também conhecido como The Girl Effect.

E esse valor social tem um motivo claro: além de contribuir para o crescimento da economia e para a criação de empregos, o empreendedorismo feminino transforma também as relações sociais. Quando mulheres alcançam a autonomia financeira, não precisam mais se submeter a relacionamentos abusivos e violentos, pois não dependem mais de terceiros para se sustentarem.

Meninas, vocês conhecem bem a força do trabalho feminino e sabem como fazemos a diferença no mercado de trabalho. Por isso, no dia de hoje, temos muitas conquistas a comemorar, mas, ainda temos muitos desafios a serem superados e seguiremos em frente para conquistá-los também. Apoiem empreendedoras que vocês conhecem, sigam suas páginas nas redes sociais e ajudem a movimentar empreendimentos de mulheres!

Parabéns a todas as empreendedoras do nosso país!

Fonte: www.naosecale.ms.gov.br e www.sebrae.com.br

1 Comentários

Simone 19/11/2022 10:24

NÓS MULHERES SOMO CAPAZES DE TUDO. TEMOS UMA FORÇA SOBRE-HUMANA . QUANDO NOS DiSPUSEMOS A FAZER ALGO CONSIDERE FEITO . NÃO HA NADA MAIS LINDO QUE UMA MULHER IDEPENDENTE .